5 Dicas para escolher a raquete ideal

Importância de uma escolha adequada
A escolha da raquete é o primeiro passo para um bom desempenho nas quadras. Uma escolha adequada, vai otimizar seu desempenho e proporcionará mais conforto durante o jogo. Por outro lado, uma raquete mal escolhida, pode comprometer sua técnica e até mesmo aumentar o risco de lesões.
Portanto, na hora de escolher a sua raquete, é importante considerar aspectos como a sua composição, peso, “balance” ou equilíbrio e formato da cabeça, tudo isso aplicado a você e ao seu estilo e nível de jogo.
Conheça a nossa seleção de raquetes
Composição: Estrutura, faces e núcleo
Para avaliar uma raquete de beach através é importante observar os materiais que a compõem, especialmente os materiais de sua estrutura, faces e núcleo. As raquetes mais modernas, costumam ter estrutura em fibra de carbono, faces em carbono 3k, 12k, 15k e 18k e núcleo de EVA (soft, médio, super, entre outros). Mas o que isso significa? Qual configuração é mais adequada para você? Para responder a essas perguntas e escolher a raquete mais adequada às suas necessidades você precisa entender o que cada característica significa.
Estrutura
A estrutura, quadro ou “frame” é parte que sustenta a raquete desde o cabo até a face. As raquetes mais modernas costumam ser feitas de fibra de carbono, material leve que influencia para que a raquete tenha um peso final menor, melhorando a sua velocidade. Como regra geral, vale evitar qualquer raquete que não tenha estrutura 100% em fibra de carbono.

Faces da raquete
A face da raquete é a região de contato com a bola. A composição da face é importante pois condiciona características importantes da raquete como, peso, controle, capacidade para absorver golpes e a sua durabilidade.
As raquetes mais atuais utilizam em suas faces, placas de fibra de carbono, e estas podem ter diferentes densidades (ex. 3k, 12k e 18k). A regra aqui é que quanto maior a densidade maior a sua durabilidade, controle, peso e a capacidade de absorver golpes. No entanto, a dica é não se apegar às densidades maiores. Algumas pessoas pensam que uma raquete de carbono 18k é superior a uma raquete de 3k, o que não necessariamente é verdade dado que o seu peso também deve ser maior, por exemplo.
Além das raquetes de carbono também há outros materiais comuns como Kevlar ou Fibra de Vidro. Estes materiais via de regra são mais baratos, e tornam as raquetes mais acessíveis, porém em contrapartida, trazem consigo menor durabilidade e maior peso.
Sendo assim, qual material você deve escolher? Depende. Resposta pouco precisa, não? Brincadeiras à parte, se você dispõe de orçamento para adquirir uma raquete de carbono a recomendação seria esta. Porém para muitos jogadores, especialmente iniciantes uma raquete de Kevlar ou fibra de vidro poderão atender perfeitamente às suas necessidades.
Núcleo
O núcleo é, como o nome sugere, o preenchimento interno da raquete de Beach Tennis. A maior parte das raquetes atuais tem núcleo revestido de EVA, sendo que cada marca utiliza variações deste material. O tipo de EVA utilizado (leve, médio ou duro) condiciona a sensação de conforto e a capacidade de absorção de impacto da raquete. EVAs leves trazem maior conforto e absorção de impacto porém diminuem a potência dos golpes. De maneira inversa, EVAs médios e duros diminuem a sensação de conforto e absorção de golpes mas aumentam a potência dos golpes.

Peso da raquete
O peso da raquete é um aspecto importante a se considerar. Raquetes mais leves oferecem maior manobrabilidade e velocidade, ideais para jogadores que priorizam a agilidade e o controle e que tenham porte físico mais leve e ágil. Por outro lado, raquetes mais pesadas proporcionam mais potência e estabilidade, adequadas para jogadores que buscam golpes mais poderosos e consistentes e são mais indicadas para jogadores com porte físico mais robusto, uma vez que manobrá-las exigirá mais força por parte do jogador.
Equilíbrio da raquete
O equilíbrio da raquete refere-se à distribuição de peso entre a cabeça e o cabo. Raquetes equilibradas proporcionam uma combinação de potência e controle, enquanto raquetes com o equilíbrio voltado para a cabeça oferecem mais potência, e raquetes com o equilíbrio voltado para o cabo proporcionam mais controle.
Formato da cabeça
As raquetes de beach tennis estão disponíveis em uma variedade de formatos de cabeça, incluindo redondo, oval e diamante. O formato da cabeça afeta diretamente o “sweet spot” da raquete ou ainda, o ponto de contato ideal da raquete com a bola. Raquetes com formato de cabeça redondo oferecem um “sweet spot” mais amplo e são mais tolerantes a erros, enquanto raquetes com formato de cabeça diamante oferecem mais potência e controle, mas são menos perdoadoras em golpes descentralizados.
Conclusão
Ao considerar esses fatores e experimentar diferentes raquetes, você poderá encontrar a raquete de beach tennis perfeita que se adapte ao seu estilo de jogo e o ajude a alcançar todo o seu potencial nas quadras de areia.
Para mais dicas e conselhos sobre beach tennis, não deixe de explorar o nosso site e conferir nossa loja de raquetes.




Deixe uma resposta